Para tornar a navegação mais segura, a partir de Outubro, o Google Chrome começará a apresentar a mensagem “Não seguro” em qualquer website que não tenha um Certificado SSL. A Internet é um espaço onde são trocados milhares de informações a cada segundo e por isso apetecível para a prática de burlas, roubo de dados e outro tipo de ataques.

Este esforço da Google surge como forma de incentivar a adoção de medidas de segurança mais apertadas, de forma a proteger a informação dos utilizadores que navegam nos sites. A sinalização dos websites “Não seguros” significa que as informações são trocadas numa ligação não encriptada, num ambiente não seguro.

Na prática esta mensagem será apresentada em duas situações específicas:

– Ao introduzir dados numa página HTTP;

– Ao navegar em qualquer página HTTP em modo privado;

Se o seu website tem algum tipo de formulários, campos de preenchimento de informações, sistema de pagamentos, etc, e não possui Certificado SSL, então faz parte do grupo visado por esta medida e é importante ter tudo isto em consideração. Recordamos também que o Google Chrome é o navegador mais utilizado em todo o mundo, pelo que não falamos de uma minoria de utilizadores que acede ao seu site, mas sim provavelmente à grande maioria.

O objetivo da Google, no futuro, é apresentar esta mensagem em qualquer página HTTP, em qualquer modo e momento da navegação, destacada a vermelho. Acredita-se que outros navegadores possam seguir o mesmo caminho do Chrome, e passem a sinalizar estas ligações não seguras.

Se ainda não adquiriu um Certificado SSL para o website, talvez esta seja a altura certa para o fazer. Por muito seguro que acredite que o seu website seja, um certificado irá aumentar o nível global de segurança. Por outro lado, será também uma garantia visível para quem navegar no seu website, já que o endereço será precedido do HTTPS (ao invés do HTTP) e um marcador verde.

Vantagens e melhorias:

– Melhorias no SEO (Search Engine Optimization) do seu website;
– Os sites com HTTPS têm preferência no ranking de pesquisas face a sites sem Certificado SSL;
– Proteção SHA-2 com encriptação a 2048-bit;
– Segurança dos dados entre visitante e o servidor;
– Validação do domínio;
– Selo de Segurança para colocação no site;
– Reinstalações ilimitadas;

Na NEWSITE.PT temos diferentes opções de certificados para melhorar a segurança do seu website, contacte-nos